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Vamos conhecer um pouco sobre o que são Discadores Automáticos e quais as centrais de CallCenter que encontramos no mercado.

Discador Automático: É uma ferramenta para seu CallCenter, responsável por realizar a discagem para seus contatos com ou sem nenhuma intervenção humana.

Existem três tipos de centrais de CallCenter, nelas verificamos diferentes discadores que atendem necessidades específicas. São estas as centrais de CallCenter ativo, receptivo ou misto.

 

Ativo (Agressivo): Neste caso a central é focada em realizar as ligações para os clientes com finalidade de vendas, retenção, pré-venda, ou seja, o cliente não está procurando falar naquele momento (mesmo quando espera receber a ligação), sendo a iniciativa da chamada exclusivamente da central. Estes casos dependem de um excelente sistema de discagem automática.

 

Redeptivo (Reativo): Centrais de SAC ao cliente, de agendamentos, de reserva, suporte técnico e vendas.

 

Blended ou Mista (Inteligente): São centrais que combinam o atendimento receptivo com o atendimento ativo. O atendente aguarda a chamada e se ela não vem, o sistema dispara chamadas ativas para ele atuar. Logo um sistema automático inteligente também se faz necessário.

Não há espaço para televendas no formato tradicional. Discagem automática é imprescindível para o sucesso do seu callcenter.

 

Conheça agora os  6 tipos de Discadores Automáticos :

  • Manual;
  • Automático Preview;
  • Preditivo;
  • Power;
  • Agentless ou Ura Reversa;
  • Inteligente.

 

Manual: Sistema de discagem manual, ainda utilizando em parte dos CallCenters. Neste formato o operador é o agente das ligações. Ele tem total gestão de qual número deseja ligar, quando e quantas ligações deseja realizar durante seu expediente de trabalho. Ótimo cenário para ter baixa ou nenhuma produtividade.

Em CallCenter de atendimento VIP, consultorias pessoais com alto grau de personalização do atendimento e maturidade dos operadores, este pode continuar sendo um modelo de discagem utilizado em CallCenter.

 

Automático Preview: utilizado por operadores com menor volume de ligações e maior maturidade profissional, pois o próprio operador analisa seu mailing e defini antes de iniciar a discagem de qual mailing trabalhar. O discador só inicia as discagens depois que o operador estiver pronto e pressionar o botão discar. Com isto a eficiência deste discador  depende da ação humana que decide se vai ou não ligar para determinado mailing.

 

Preditivo: Com base nas chamadas realizadas pelo operador, este discador realiza uma previsão estatística de quando o operador  estará disponível, para assim disparar as ligações. Usa como base indicadores do seu PABX, como por exemplo, o tempo médio de ligação do operador. Assim prepara filas de atendimentos baseadas nestas previsões (preditivo) para que as ligações sejam repassadas ao operador no momento exato em que ele estiver disponível.

A grande vantagem é a redução do tempo ocioso e da autonomia do operador para a realização de chamadas. E o risco (desvantagem) é deixar o cliente esperando na linha  aguardando ser atendido por uma chamada que ele não fez.

 

Discador Power: Este modelo atua um pouco diferente do discador preditivo. Ele aguarda o agente ficar disponível para disparar as ligações, até que uma chamada seja efetiva o mais rápido possível. Podendo ser assim configurado agressividade de discagem de 1 à 10 ligações simultâneas por operador.

Este sistema é muito utilizado devido à eficiência e inteligência no processo, também devido à possibilidade de parametrização de discagem conforme a maturidade do operador e do próprio processo de vendas e/ ou atendimento da empresa, incluindo detecção de sinalização para  identificação das chamadas efetivas, garantindo assim que os operadores só recebam bons contatos. Também agrega os relatórios gerenciais de desempenho e produtividade por operador, supervisor, equipe e etc.

Reduz tempo ocioso, falta de controle, perda de ligações como secretárias eletrônicas, fax, telefone fora de área, desligados ou ninguém atende. As campanhas e os mailings são importados por supervisor ou gerente da operação, sem intervenção dos operadores nesta decisão.

 

Agentless ou Ura Reversa: Este modelo é diferente, utiliza uma Ura de atendimento logo que a ligação é completada. Após a interação do cliente com a Ura estas ligações são transferidas para uma fila e encaminhada para atendimento humano. Esse sistema é bastante utilizado em campanhas eleitorais, governo e mensagens de utilidade pública.

 

Discador Inteligente: Uma das premissas deste discador é somente ligar para clientes que pediram contato, logo não disparam ligações sem este critério. Neste discador o mais  importante é o time, o momento certo para realizar a chamada para o cliente interessado em seu produto ou serviço. É bastante utilizado em SAC e-commerce, empresas do segmento de educação e serviços. Possui filtro para evitar ociosidade do operador.

 

Lembrando que o SUCESSO de qualquer um destes sistemas de DISCAGEM AUTOMÁTICA depende da qualidade de um mailing sempre com telefones atualizados e regras de negócios bem definidas.

Conheça nosso DISCADOR AUTOMÁTICO POWER, integrado ao WEBCRED e obtenha o sucesso desejado em seu CallCenter de vendas! Para isto entre em contato com nossa equipe comercial através de e-mail comercial@webdec.com.br.

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