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vendas em crédito consignado

Com a situação econômica do país, muitas pessoas têm enxergado no crédito consignado a solução para os seus problemas imediatos. Seja por estar desempregado, com salários atrasados ou por dívidas a longo prazo. O bom empreendedor sabe aproveitar as oportunidades que surgem a qualquer momento, e você já sabe como vender mais? Se você trabalha com vendas de crédito consignado, esse é um bom momento para criar estratégias e alavancar seu negócio. Pensando nisso, desenvolvemos uma lista com 5 dicas para vender mais empréstimos consignados por telefone. Confira:

  1. O atendimento inicial

É muito importante que o operador saiba apresentar o produto de forma adequada. O objetivo é chamar a atenção do cliente, isso porque muitas vezes quando recebe a ligação o indivíduo está ocupado. Quando a pessoa do outro lado está desatenta, o operador perde tempo e sua empresa perde negócios – e dinheiro. Como fazer para evitar esse tipo de erro?

Os treinamentos constantes e capacitação dos seus operadores faz com que eles atendam da forma correta. Com isso, é possível otimizar o tempo e aumentar as vendas de crédito consignado na sua empresa. Detalhes fazem a diferença, perguntar se o cliente tem alguns minutos para falar ou qual melhor horário para o contato já é um grande diferencial para os resultados de vendas e da equipe.

  1. Informação relevantes

No momento em que o cliente estiver disposto a ouvir, é importante que a apresentação de venda do crédito consignado seja objetiva. A clareza da informação irá garantir o interesse inicial do cliente pelo produto e assim dar continuidade a ligação. Além disso, é preciso fazer contatos objetivos, “atacar” o público certo e para isso é necessário contar com mailing e CRM relevantes, por exemplo.

Isso porque a informação que você passará ao usuário do outro lado da linha deve fazer sentido para ele visualizar que aquela é uma boa oportunidade. Como assim? Por exemplo, imagine que Maria quer abrir uma lanchonete e cotou seus custos em R$ 10 mil – e ela não tem. Um representante de vendas de crédito consignado entra em contato dizendo que tem uma oferta especial para pequenos empreendedores que precisam de crédito de até R$ 20 mil. Você tem dúvidas que se a proposta for bem apresentada e interessante Maria vai efetivar o negócio?

  1. Conheça o público-alvo

Existem grupos de pessoas que independente da situação financeira e do quanto estão enroladas não contratam crédito consignado por algum preconceito ou receio. Não é recomendável perder tempo tentando convencê-los. Quebrar paradigmas como esse não é função do operador, o objetivo dele é efetivar vendas de crédito consignado e não operar milagres.

Sendo assim, é preciso separar em grupos pessoas que já tiveram interesse pelo assunto do que “atirar no escuro”. Como faço isso? É preciso estar atento e criar estratégias de captura, resgatar todas as pessoas que já tiveram algum contato com sua empresa independente da plataforma: site, e-mail, redes sociais, telefone e outros.

  1. Equipe capacitada

Como dissemos lá no primeiro tópico, os treinamentos são essenciais para o bom atendimento e vendas do crédito consignado. Então, se você quer aumentar as suas chances de vendas de crédito consignado por telefone é preciso investir em treinamentos. Além disso, os operadores precisam entender todos os detalhes do produto. Eles devem conhecer as opções de pagamento, taxas de juros, ter facilidade em identificar quem pode se tornar cliente ou não e outros.

Além disso, treinamentos focados em desenvolver estratégias de venda e poder de persuasão são especialmente interessantes para sua equipe. Não são todas as pessoas que tem habilidades de vendas bem desenvolvidas. E, apesar de ter outros talentos necessários como simpatia e boa dicção, precisam aprimorar outras características. Porém, os treinamentos e a capacitação podem ajudar sua empresa a conquistar uma taxa de retorno mais satisfatória.

  1. Não dispense a tecnologia

Você pode ter o melhor produto do mercado, oferecer diversos treinamentos e ter uma equipe alinhada. Mas se não tiver a tecnologia necessária para oferecer um atendimento eficaz não fará venda alguma. Existem ferramentas e tecnologias já conhecidas, mas que são essenciais para a venda por telefone.

CRM eficiente, telefonia em VOIP, gravação de chamadas, discadores automáticos, monitoramento de chamadas, automação, URA e PABX são essenciais para call center, principalmente quando o assunto é venda. Existem plataformas completas de solução em telefonia para auxiliar empresas na otimização dos seus negócios, aqui temos algumas dicas e aqui uma boa sugestão se for o seu caso.

Agora que você já sabe como otimizar suas vendas de crédito consignado, já pode colocar as dicas em prática! Sua plataforma de consignado não está atendendo sua demanda? Confira nossa dica para melhorar seu negócio aqui.

 

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