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Discador preditivo

O discador preditivo é um software integrado à base de dados de contatos e ao sistema de telefonia de um call center. A tecnologia seleciona e realiza ligações de forma automática as chamadas e repassa para os operadores da equipe considerando a disponibilidade, eficiência e capacitação. Os algoritmos são peças-chave para viabilizar esse mecanismo, isso porque é por meio deles que a otimização da distribuição de tarefas de forma mais eficaz acontece. Quer saber como usá-los de forma mais eficaz? Continue lendo!

Como funciona o discador preditivo

Para usufruir dos benefícios que a ferramenta proporciona é preciso conhecê-la bem!  O primeiro passo é analisar os indicadores de atendimento do seu call center. Quais são? Dados como tempo médio de atendimento, tempo médio de conversação, taxa de abandono, taxa de satisfação, casos solucionados ou vendas concretizadas e outros. Depois disso, o software faz simulações prevendo em quais momentos o atendente ficará livre para efetuar um novo atendimento.

A análise funciona com base em dados indicados pelo PABX, regras e cálculos do algoritmo de predição. O resultado é o direcionamento da ligação para o atendente correto, aquele que está disponível.  Ou seja, com o uso do discador preditivo o atendente não precisa aguardar a discagem e as chamadas otimizando resultados. Além disso, o discador preditivo descarta as ligações automáticas que caem em caixas postais, não atendidas, ocupadas ou números inexistentes.  Com isso, o trabalho da equipe de operadores se torna mais ágil porque o sistema só repassa aos atendentes ligações humanas bem-sucedidas.

Discador preditivo: melhorando a performance

Como dissemos anteriormente, o uso da ferramenta otimiza os resultados da equipe de forma geral, poupando tempo e maximizando os resultados. Porém, é preciso ir além do trabalho dos operadores para ter resultados realmente satisfatórios para o seu negócio. Isso porque não adianta ter o atendente mais preparado do mundo se não tiver um mailing ou CRM qualificado. Nesse sentido, é preciso avaliar a variação da fórmula: tempo médio de atendimento versus a qualidade do mailing. Isso porque podem haver descarte de ligações atendidas devido a falta de operadores livres no momento do completamento.

Além disso, existem outros pontos que devem ser avaliados com atenção como as ligações que caem diretamente em caixas postais. Alguns avaliadores de áudio não possuem um bom filtro e acabam enviando essas ligações para os atendentes. O resultado disso é a redução da produtividade, aumentando custos de telefonia e alterando as estatísticas do negócio.

Quando usar o discador preditivo

O uso do dessa ferramenta é muito recomendado para campanhas que utilizam 10 ou mais posições de atendimento. Isso porque quando há uma quantidade maior de ligações o aumento dos lucros gerados pela ferramenta passam a ser viáveis. Porém, as campanhas com discador preditivo também podem ser implementadas em escalas menores, basta reunir campanhas menores em uma única campanha grande, por exemplo.

Pare de perder tempo colocando em prática estratégias antiquadas e atendendo ligações descartáveis. Com a utilização do discador preditivo no seu negócio os esforços da equipe serão totalmente voltados para ações produtivas e estratégias de qualidade. E assim sua empresa passará a ter mais produtividade e ganhos reais como novos clientes, negócios fechados e lucro.

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