Top Menu

Mais do que nunca o relacionamento  com o cliente hoje em dia é essencial para satisfazê-lo e fidelizá-lo. Para isso, são necessárias ações em diversos canais, sejam eles online ou offline. Colocar esse  tipo de ação em prática depende de uma série de fatores e uma delas é conhecer seu público-alvo e clientes. Como fazer isso? Com um cadastro eficiente que dispense infinitas planilhas que quando deixam de ser atualizadas perdem a função. A melhor solução é o Customer Relationship Management, mais conhecido como CRM e é dele que nós vamos falar hoje.

O que é CRM?

Um termo utilizado para o gerenciamento do relacionamento com o cliente. Sendo utilizado também como sistema de gestão integrado com foco no cliente, reunindo vários processos ou tarefas de forma organizada, integrada e eficaz. Ou seja, o CRM funciona como uma estratégia de negócios que visa a satisfação das necessidades do cliente, assim como o marketing.

Além disso, alguns autores também se referem ao CRM como uma estratégia de negócio, muito apoiada nos sistemas de informação. Isso porque ao adotá-lo como estratégia, a empresa passa a interagir com todos os clientes conhecendo seus hábitos, criando eventos, promoções e campanhas melhor direcionadas. Com isso, o atendimento se torna mais personalizado alcançando a satisfação e fidelização do cliente – voltando à parte de marketing.

Como funciona um CRM?

De forma geral, um CRM abrange três áreas importantes de um negócio, são elas: automação de marketing, gestão comercial e gestão de serviços ou produtos para o cliente. Sendo assim, podemos dividi-lo em três partes:

  1. Analítica: como diz o nome, é a análise de dados e informações da base de clientes. É por meio dela que são geradas as informações relevantes sobre os clientes voltadas para o objetivo do negócio. Tem como principal função identificar as necessidades de cada um dos clientes através de acompanhamentos da sua rotina e hábitos.
  2. Colaborativo: a parte onde o foco é a obtenção de valor do cliente, fundamentada em conhecimento sobre o cliente por meio de interação.
  3. Operacional: aquela que tem como principal objetivo alcançar os clientes por meio dos seus canais de relacionamento visando a venda do produto ou serviço.

Como ter um CRM eficiente?

Para obter uma base de CRM eficaz visando funções estratégicas como venda e pós-venda é preciso seguir alguns critérios. Porém, reunir todas as informações obtidas pelos canais da empresa em uma plataforma única ainda é um desafio. Por esse motivo, o ideal para o bom funcionamento de um CRM é por meio da utilização de softwares.

Porém, ainda existe um grande desafio quando o assunto é esse tipo de software de CRM. Isso porque normalmente as plataformas de CRM e gestão das empresas não permitem a integração entre si. Com isso, os colaboradores acabam necessitando de pelo menos duas ferramentas durante o atendimento. O resultado disso é um trabalho mais extenso e cansativo para funcionários e clientes. Sendo assim, a melhor solução para esse problema é buscar uma plataforma que permita a integração entre CRM e gestão – como o Webcred – saiba mais aqui.

Então, agora que você já sabe um pouco mais sobre CRM, que tal pensar em uma estratégia para sua empresa? E lembre-se: se precisar de ajuda conte conosco!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voce pode usar estes comandos (tags e atributos) HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close