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call center

É por meio do call center que as empresas realizam o atendimento dos seus clientes e prospects. Por esse motivo, as centrais telefônicas são tão importantes para um negócio. Os call center têm duas formas principais de operação e elas variam de acordo com a necessidade da empresa. Isso porque cada modelo tem características e peculiaridades distintas. Ou seja, são utilizadas com propostas, objetivos e resultados diferentes. Pensando nisso, hoje resolvemos explicar para você a diferença entre os tipos de call center. Confira!

Call center Ativo

Trata-se de um modelo de atendimento em que o contato com o cliente parte da própria empresa. Nesse caso, o objetivo do atendente normalmente é prospecção de consumidores e novos clientes para o negócio. Por isso, essa modalidade é nomeada como ativa, pelo fato de ser a própria empresa que toma a decisão de interagir com o cliente ou prospect.

Essa modalidade de central tem como objetivo aumentar a lucratividade da empresa promovendo a venda de produtos ou serviços que o cliente ainda não possui. As centrais ativas também são uma boa opção para empresas que buscam a retenção do cliente com um trabalho de pós-venda. Ou seja, após a conclusão do negócio, a empresa entra em contato para avaliar se o consumidor está ou não satisfeito, se precisa de auxílio ou suporte, por exemplo.

Call center receptivo

No call center receptivo, o processo é inverso. Ou seja, é o consumidor quem entra em contato com a empresa – o que é excelente. Isso porque se o cliente teve a iniciativa de entrar em contato com a empresa significa que a empresa está na jornada de compra desse consumidor. Ele já tem a intenção da aquisição, porém ainda com dúvidas sobre onde fazê-la e essa é a hora de conquistá-lo.

O  modelo receptivo é mais simples de ser administrado já que o contato é uma iniciativa do cliente. Porém, há casos em que as ligações também tem como objetivo reclamações e com essas os cuidados devem ser dobrados. Isso porque é preciso manter o controle e encontrar uma solução satisfatória para ambas as partes. O objetivo desse modelo é conquistar o cliente, ponto! Seja para uma nova venda ou para fidelidade à empresa devido a satisfação com a prestação de serviços.

Agora que você já conhece as duas modalidades de call center, conte-nos: qual a melhor opção para o seu negócio?

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