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Cliente

Nem sempre a época está boa para o mercado de vendas, mas o setor de crédito consignado costuma remar contra a maré. Muitas vezes, as empresas estão em situação crítica e quem atua nesse mercado consegue manter suas metas e vendas em ordem. Mas algumas vezes o volume de cliente cresce tanto que fica até difícil administrar os clientes, não é mesmo? Em época de endividamento do governo e dificuldades financeiras a procura mais do que dobra. Por esse motivo, é preciso saber administrar seus clientes e para isso é necessário priorizá-los por nível de maturidade do processo de aquisição do produto.

Existem diversos fatores que podem contribuir para a sua análise. Apesar da intuição contribuir bastante nesse momento, nem todo vendedor tem o feeling necessário. Além disso, é preciso ir muito além da intuição conversando com o cliente e absorvendo o máximo de informações. Pensando nisso, trouxemos uma lista de requisitos que devem ser levados em consideração na hora de definir a ordem de atendimento dos seus clientes. Confira:

  • Foco  na sua especialidade

    Se a sua empresa oferece uma série de produtos, mas você tem um que considera sua especialidade: foca nele. Isso porque se houver dúvida sobre a qualificação do cliente, a sua pode se sobrepor às adversidades dele. Além disso, suas chances de fechar o negócio são dobradas porque você domina todas as informações e técnicas de venda do produto. Enquanto quando o assunto são produtos que você entende menos, o processo se torna mais extenso e burocrático para você e o cliente.

  • Necessidade e urgência

    O objetivo do cliente normalmente é quitar alguma dívida ou solucionar um problema. Você precisa entender qual a necessidade dele para que possa avaliar o quanto ele está empenhado na adesão. Porém, muitas vezes esses clientes procuram ajuda no consignado só quando já estão com a corda no pescoço. Por esse motivo, eles não têm muito tempo disponível, ou seja, se você demorar a atendê-lo vai perder o cliente. Sendo assim, compreender a necessidade do cliente de imediato é fundamental para a continuidade da negociação.

  • O contracheque do cliente

    É essencial avaliar as possibilidades do cliente porque como diz o ditado: querer não é poder. Ele pode querer muito o consignado, porém não ter condições de liberação, por exemplo. Sendo assim, leve em consideração as margens de crédito para os clientes na espera, verifique as consignações ativas ou refinanciadas e outros detalhes importantes. O comparativo de dados será o principal indicativo para a definição de qual cliente você deve dar prioridade durante o atendimento, por exemplo. Já existem sistemas de gestão que automatizam esse tipo de consulta agilizando a análise e consequentemente o atendimento, é uma excelente opção!

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