Top Menu
telefonia

Para manter a sua empresa em constante crescimento, é preciso acompanhar as atualizações do mercado. Quando o assunto é comunicação e telefonia, as tecnologias não param de avançar e na maioria das vezes, de forma favorável. Entre as opções disponíveis no mercado, estão: GSM e IP. Devido a importância da telefonia para sua empresa, hoje decidimos falar um pouco mais sobre as opções disponíveis. Sendo assim, continue lendo e entenda qual a melhor para sua empresa:

Sistema Global para equipamentos Móveis (GSM)

O sistema criado na Europa em 1991 para trazer um novo horizonte para a telefonia permitindo novas soluções para o universo corporativo. E claro, não demorou muito para que a tecnologia conquistasse o Brasil e o mundo. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) até março de 2018 eram mais de 235 milhões de linhas telefônicas no país e 29 milhões delas utilizam o sistema GSM.

Antes do surgimento da tecnologia GSM era necessária intervenção das operadoras para alterar o número de um telefone. A utilização dos chips ou cartões SIM permitiram alterar o número dos equipamentos em questão de minutos sem necessidade de trocar de aparelho ou perder a linha. Com isso, a operação das empresas se tornou mais fácil e econômica. Isso porque as empresas podem reduzir seus custos com operações de call center ativo e PABX, por exemplo.

Mas como isso acontece? Quando as chamadas são realizadas de forma automática, o sistema reconhece se o número é fixo ou móvel. E assim, automaticamente seleciona a linha adequada para concluir a ligação com base nas informações de rota e custos. Sendo assim, as operações das empresas se tornaram mais eficazes, práticas e econômicas. Ou seja, para o sistema de telefonia empresarial, a utilização do GSM é indispensável.

Telefonia IP

Por incrível que pareça, a telefonia IP é ainda mais antiga que o sistema GSM. A tecnologia surgiu em 1970, porém só começou a ser utilizada comercialmente na década de 1990. O sistema IP proporciona uma série de benefícios para as empresas, entre eles a organização dos ramais, redução de custos e integração dos sistemas de comunicação. Com isso, oferece mais praticidade, eficiência e solução para empresas em todos os níveis de maturidade.

O sistema de Internet Protocol ou Protocolo de Internet, como sugere o nome necessita da rede para funcionar. A voz é convertida em dados analógicos que por sua vez são transmitidos online permitindo uma ligação mais eficiente e econômica. E para que esse sistema possa ser implementado há necessidade de um aparelho telefônico específico que se conecta à uma rede corporativa para receber dados, vozes e imagens. Mas não há com o que se preocupar, esses equipamentos são bastante similares aos convencionais, porém possuem conectores RJ-45 que são usados em placas de computador.

Agora que você já conhece sabe um pouco mais sobre os dois sistemas, está apto para decidir qual a melhor opção para sua empresa. Mas o que acha de contratar um sistema de telefonia que contempla GSM e IP? Nós temos uma sugestão, confira aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voce pode usar estes comandos (tags e atributos) HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close