Top Menu
digital

O assunto analógico e digital é muito comum nos dias de hoje, seja para falar de sinal de televisão ou telefonia. E quando o assunto é o mundo dos negócios, a telefonia é fundamental para buscar avanços e novas oportunidades. Por esse motivo, hoje vamos esclarecer alguns pontos importantes sobre os critérios de sinais analógicos e digitais quando o assunto é ligação.

Na tecnologia analógica, há necessidade de receber o sinal de áudio ou vídeo e traduzi-lo em pulsos eletrônicos para que seja recebido adequadamente. Enquanto no formato digital as coisas são mais simples, isso porque o sinal é convertido em formato binário. Ou seja, os dados de áudio e vídeo são transformados em uma sequência de números zero e um.

Na linha digital, o código binário é carregado para a outra extremidade da saída seja qual for o dispositivo e recebe os números que são convertidos novamente em sinal. Dessa forma, é possível corrigir falhas na transferência de dados, por exemplo. Sendo assim, o sinal digital é uma alternativa mais limpa que, na maioria dos casos oferece ligações mais nítidas e sem distorções.

Agora entenda como funcionam esses dois tipos de linhas quando o assunto são telefones com ou sem fio:

Linhas de telefonia

As linhas digitais são uma excelente opção para grandes sistemas de telefônica corporativa, ou seja, a melhor opção quando o assunto são negócios. Porém, se o seu objetivo for conciliar os dois formatos de telefonia é preciso ter alguns cuidados. Isso porque apesar das linhas digitais funcionarem com tensões inferiores às analógicas, elas ainda representam uma ameaça para esse equipamento.

Por esse motivo, existem equipamentos capazes de fazer a adaptação do sinal digital para analógico. Assim, é possível utilizar um equipamento analógico em um ambiente totalmente digital. Além disso, o uso desse tipo de ferramenta protege suas ferramentas quanto à queima de circuitos internos e aparelhos como telefone, fax, modem ou laptop.

Telefone sem fio

É importante saber que telefone sem fio utilizam sinais que são transmitidos entre o aparelho e a sua base. Sendo assim, os próprios telefones são aparelhos analógicos que só podem ser utilizados em linhas analógicas. Além disso, esse tipo de telefonia está restrita ao alcance entre aparelho sem fio e base.

Existem telefones sem fio digitais sim e eles também são capazes de criptografar os códigos durante a transmissão. Sendo assim, são capazes de oferecer mais segurança para suas conversas e evitando problemas como “linha cruzada”, por exemplo. Além disso, telefones sem fio digitais possuem um sinal melhor, assim é possível ter usufruir de uma distância maior entre aparelho e base.

Porém, há vantagens dos produtos sem fio com sinal analógicos. Eles costumam ter um preço bastante em conta e oferecem uma qualidade sonora melhor. Caso haja mais de um aparelho sem fio no local, é possível haver interferência o que não acontece com o sinal digital. Sabendo dos prós e contras de cada um fica mais fácil fazer sua escolha, não é?

Espero que tenhamos solucionado suas dúvidas! E lembre-se, quando precisar de soluções em telefonia, nós temos o melhor sistema do mercado. Saiba mais aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voce pode usar estes comandos (tags e atributos) HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close