Top Menu
reprovação do pedido de crédito consignado

Ninguém dá entrada em uma solicitação de crédito consignado se não estiver precisando do dinheiro para solucionar algum problema. Muitas vezes a pessoa dá entrada no pedido e já começa a fazer planos, de quantas coisas boas têm pela frente. Mas nem sempre as expectativas são atendidas, às vezes mesmo com tudo para ter o crédito aprovado algo no caminho sai errado e  a resposta é negativa. Então lá se vão os planos pelo ralo e surge o questionamento: por que será que meu pedido foi recusado? Mesmo com a documentação toda em dia, às vezes acontece a reprovação do pedido de crédito consignado devido a outros fatores. Pensando nisso, resolvemos fazer uma lista com 5 critérios que podem causar  a reprovação para te ajudar a evitar problemas na hora da sua solicitação. Confira:

1. Não ser elegível para o crédito consignado

O crédito consignado é uma modalidade que oferece uma série de benefícios, entre elas a taxa de juras mais baixa. Por isso, é uma das opções mais requisitadas por quem precisa de ajuda financeira. Porém, a modalidade é oferecida para: aposentados, pensionistas, servidores públicos (municipais, estaduais e federais), trabalhadores de carteira assinada e militares das forças armadas. Sendo assim, pessoas que não se enquadram nesses perfis automaticamente não tem direito ao benefício.

2. Não possuir benefício consignável

Apesar das categorias parecerem bem definidas, os critérios levam em consideração detalhes sobre elas também. Por exemplo, beneficiários temporários do INSS por auxílio doença a alguns outros tipos de pensão não são elegíveis. Ou seja, apesar de ser pensionista, não tem direito ao crédito consignado sendo obrigados a encontrar outras linhas de crédito pessoal ou financiamento.

3. Restrição por idade

Existe uma margem etária para aprovação. Em caso de não enquadramento acontece a reprovação do pedido de crédito consignado. A restrição da faixa etária é um critério de avaliação importante para os bancos porque a idade máxima influência no prazo de pagamento, por exemplo. Sendo assim, o limite fica entre 18 e 80 anos, mas a faixa etária definida para aprovação varia de um banco para outro já que cada um utiliza seus critérios de avaliação.

4. Documentação divergente ou desatualizada

Quando você decide dar entrada em um pedido de crédito consignado, a primeira providência são os documentos. Porém, é preciso lembrar de verificar a validade e legibilidade de todos. Isso porque qualquer divergência ou impossibilidade de leitura pode resultar na reprovação do pedido de crédito consignado. Parece algo simples, mas muitas pessoas não verificam esses detalhes e na hora da solicitação são reprovadas sem entender os motivos.

5. Limite de crédito

Devido o crédito consignado ser descontado automaticamente no contracheque do beneficiário. Além disso, a margem consignatária, existe também uma quantidade  limite do número de contratos permitidos. Isso porque aposentados e pensionistas não podem comprometer a sua renda a ponto de interferir no seu sustento. Até pouco tempo, eles tinham a possibilidade de solicitar até 6 linhas de crédito. O número foi ampliado para um máximo de 9 linhas. Porém, mesmo com o  limite de crédito pelo CPF, existe uma forma de evitar a reprovação do pedido de crédito consignado.

Ainda tem dúvidas? Nesse artigo aqui falamos um pouco mais sobre os critérios de avaliação dos bancos e instituições financeiras, leia e tire suas dúvidas!

E então, gostou do artigo? Fique de olho porque teremos a segunda parte com mais 4 motivos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voce pode usar estes comandos (tags e atributos) HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close